sábado, 4 de dezembro de 2010

A inevitável Confraternização do trabalho! Dicas básicas.

As confraternizações já são festas costumeiras e quase obrigatórias nessa época do ano nas empresas. É um momento para celebrar o lado mais humano das corporações, promover os relacionamentos pessoais entre os funcionários, parabenizar as equipes e outras coisitas e tal. É uma forma da empresa dizer para você que é bom ter você ali. Elas parecem ocasiões sociais, mas não se engane elas são uma extensão do trabalho em um ambiente descontraído com cara de baladinha light. Enfim, uma grande contradição, é assim e não vai mudar, apesar de ser uma festa ela carrega as várias formalidades do trabalho. Pensando em vocês amados leitores e profissionais ai vai algumas regrinhas básicas pra não fazer feio na frente dos chefinhos e colegas de trabalho!
Convite – As empresas sempre “convocam” os funcionários seja formalmente ou sutilmente, e quando me refiro como “convocar” é por que não é um convite é uma obrigação a sua presença, a empresa ver como uma demonstração de orgulho que você tem em trabalhar ali. Não comparecer gera dúvidas a respeito de sua satisfação no trabalho.
Normalmente as empresas deixam claro a quantidades de pessoas que podem lhe acompanhar nesse momento, mas se na sua empresa isso não for informado, pergunte! O que não vale é você chegar com uma prole onde todos estão apenas com um acompanhante ou você chegar sozinho onde todos estão com o a mãe, o pai, a tia, o avo, o gato, o cachorro, o papagaio...

Pontualidade – Normalmente o tempo para essas ocasiões são cronometrados com hora exata de inicio e termino, chegar no horário é importante, perder a programação é como perder uma palestra que vale relatório e pode causar desapontamento na chefia e nos organizadores.

Figurino – Nunca é demais salientar que por mais que seja uma festa é preciso manter a descrição. Mulheres: nada de minissaias, transparências em excesso, decotes exuberantes, barrigas de fora. Evitem brilhos em excesso também. Use algo casual, tipo calças, saias e vestidos no joelho, blusas descontraídas, mas sempre com elegância! Mas e se a confraternização for um churrasco e com piscina?? Bem, o traje nesse caso é esportivo, mas nada de inaugurar o biquíni fio dental novo (mesmo que você tenha o corpo da Byoncé ou da Lady Gaga). Mesmo estando na beira da piscina evitem os trajes diminutos. E ressaltando o traje esportivo não quer dizer traje descuidado ou desarrumado. Elegância é fundamental, bom senso também!

Bebidas e comidas – bebidas alcoólicas, a regra é bem clara, evite o consumo excessivo, bebida demais destrói qualquer imagem. O ser humano lê e interpreta as pessoas o tempo todo! Já imaginou você dando vexame embriagado na frente de seu chefe e colegas de trabalho? Mesmo que a festa esteja farta de bebidas eu aconselho bastante cautela. Não pense que por ter uma farta mesa e o Buffet não para de passar em sua mesa significa que você tem que comer pelos próximos três dias, educação nunca é demais, é uma “boca livre” sim, porém acredito que ninguém gostará de ganhar a singela fama de morto de fome.

Assuntos e panelinhas – Os tópicos das conversas merecem atenção. Nada de fofocas, falar mal dos colegas, situações difíceis pela qual a empresa passou. Também não é hora de falar de trabalho, discutir projetos ou planilhas. Assuntos polêmicos ou que causam constrangimentos também não estão liberados. É hora de relaxar, aproveitar para fazer network entre outros setores, conhecer outros funcionários, seja sempre educado, bem humorado e discreto e você aumentará sua rede de contatos dentro da empresa.

Chefia – É bom lembrar que mesmo estando num ambiente descontraído, de festa e diversão, seu chefe ainda é o seu chefe, e como tal ele também pode estar lhe avaliando. Não é por que o presidente da empresa estar sorrindo e bebendo com você que ele é seu melhor amigo, comportamentos exagerados sempre causam danos para sua carreira. Para os chefes, o momento é de interação, conhecer os funcionários, quebrar o gelo, ser um pouco mais caloroso e tratar com igualdade todos é um dos papeis dos líderes nessas ocasiões.

Flertes – Nada de cantadas ou coisas do tipo, existem casais formados por colegas de trabalho sim, mas festas de empresas não é o lugar mais indicado para se começar um romance. Investidas em colegas de trabalho pode queimar seu filme e você ainda pode virar o assunto dos corredores na volta ao trabalho. Se rolar um flerte deixe pra depois da festa e em outro local que não tenha nada a ver com trabalho.

É isso gente, ficou um pouquinho extenso, mas de fato são regrinhas bem básicas, eu aconselho ser seguidas com afinco. As regras do convívio social têm enorme valor para o seu sucesso. Só depende de você a festa da sua empresa ser um instrumento positivo para seu sucesso ou o seu fiasco profissional.


Imagens: Reprodução

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